Oficinistas

Esta convocatória tem como finalidade retomar os acertos das edições anteriores e aprofundar a transformação da lógica acadêmica atual. Consideramos que um problema central de nossas disciplinas é a ausência de articulações sustentadas, consistentes e críticas entre a universidade e o entorno, isto é, entre a produção de conhecimento científico e as necessidades e demandas do contexto que tornam esse conhecimento valioso.
Neste contexto, propomos trabalhos a partir de oficinas nos quais investigar diferentes eixos de interesse e quais serão especificados nas próximas circulares. O eixo articulador dessa modalidade será a reflexão sobre o papel do intelectual em nossos contextos, identificando temas, tópicos e problemas não hegemônicos em relação ao espaço acadêmico contemporâneo.
Cada oficina terá como propósito específico a organização e realização de uma intervenção em um contexto não acadêmico (prisões, escolas, bibliotecas, espaços urbanos, museus) ou modalidades marginais no campo acadêmico (coros, escrita criativa, edição independente, atuação, dança, música, performance, etc.). Para isso, a organização - formada por representantes da universidade anfitriã e da sede anterior - será responsável pela gestão colaborativa dos eixos e temas que serão trabalhados durante o Encontro.
A participação das oficinas será organizada de acordo com os seguintes momentos:

1. Proposta: os coordenadores da oficina e especialistas encarregados proporão um eixo de trabalho respeitando a modalidade de oficina e o tema geral da convocatória (que tenha relação com algum tema linguística, literatura, comunicação social ou pedagogia).
2. Capacitação: os coordenadores junto com os especialistas convocados, oferecerão aos futuros oficinistas as ferramentas e experiências básicas para o planejamento de uma intervenção em um contexto extra acadêmico.
3. Planejamento: os participantes da oficina, juntamente com os coordenadores e especialistas, serão responsáveis ​​pelo planejamento e gestão de uma oficina com o tema convocado e de acordo com as preocupações emergentes na interação com colegas de diferentes âmbitos de formação.
4. Intervenção: oficinistascoordenadores e especialistas realizarão uma intervenção no marco do Encontro conforme planejado e organizado em momentos anteriores.
5. Avaliação e socialização: cada oficina terá uma instância de auto-avaliação, durante a qual a experiência será sistematizada através de uma memória coletiva, que permitirá visualizar novas linhas de ação e reflexão, problemas e tópicos para continuar pesquisando. As memórias serão compartilhadas entre os participantes das outras oficinas em uma instância coletiva de debate e discussão.

As propostas para a realização das oficinas devem incluir:

•Título
• Coordenador (a) especialista e coordenador (a) de aluno/graduado
• Fundamentação
• Proposta de intervenção
• Objetivos
• Número máximo de participantes
• Programa
• CV Especialista

Assim que as propostas forem recebidas, se designará um responsável local para resolver questões técnicas e administrativas. As oficinas devem ter uma duração que não exceda 10 horas presenciais (incluindo nelas a instância de intervenção) podem ser completadas com suporte teórico e metodológico virtual antes e depois da instância presencial.

O prazo para apresentação das propostas oficinas  é até 22 de abril de 2019

Para participar, é necessário fazer o pré-inscrição a traves do link abaixo. Logo, devem enviar suas propostas com assunto "INSCRIÇÃO PARA OFICINAS" ao e-mail letras.internacional@gmail.com.