O Encontro Internacional de Estudantes de Letras, Linguagem e Comunicação é um espaço para a construção, discussão e circulação de conhecimento, os vínculos interpessoais e institucionais que surgem como uma iniciativa de estudantes de universidades da Argentina, Chile, Brasil e Bolívia. Este evento, que atualmente está em sua quinta edição, tem sido uma plataforma que sustentou a legitimação acadêmica da produção intelectual de estudantes nos cursos de Linguagem, Literatura e Comunicação e proporcionou um espaço onde alunos, professores e pesquisadores de universidades de diferentes países, puderam conhecer-se, fortalecer os laços de camaradagem e solidariedade e construir pontes para uma integração regional mais coerente e dinâmica.
O Encontro tem como objetivo vincular a produção acadêmica e a produção cultural e artística, a fim de buscar novas relações e gestar novas formas de transmissão e construção de múltiplos saberes, situados em conjunturas sociais, históricas, culturais e pessoais. Por esta razão, nós nos estabelecemos como um espaço horizontal, onde estudantes provenientes de diferentes anos ou nível educacional, incluindo tanto aqueles que começam a graduação ou terminaram recentemente, como aqueles que vêm das universidades e da educação não universitária, junto com professores, pesquisadores, artistas e público em geral, buscamos indisciplinar as lógicas acadêmicas para aumentar nossa capacidade de produzir conhecimento coletivo, situado e integrador.
Nas edições anteriores (Argentina 2015, Bolívia 2016, Chile 2017 e Brasil 2018) surgiram problemas e linhas de pesquisa específicos às demandas atuais de formação, pesquisa e circulação de conhecimento na América Latina nas áreas de linguagem, comunicação e sua didática. Um eixo central - juntamente com a necessidade de gerar amplas redes de desenvolvimento intelectual - tem sido o papel do intelectual no contexto atual e seu lugar estratégico na construção de uma sociedade solidária, democrática e crítica. Nesta edição, que retorna a ser realizada em Salta por decisão da Assembleia Geral realizada na última convocatória, pretendemos aprofundar nesta linha, colocando como eixo articulador (re) pensar o nosso papel como intelectuais a partir da intervenção social.
Objetivos gerais
• Sustentar e aprofundar redes de religações entre estudantes de universidades latino-americanas,
• Problematizar o papel do intelectual em relação ao contexto social,
• Coordenar linhas de ação fora dos espaços acadêmicos convencionais.
Objetivos específicos
• Promover os espaços de discussão em torno aos estudos sobre linguagem, literatura, comunicação e didáticas específicas.
• Sustentar um âmbito de estudo comparativo-contrastivo nas diferentes áreas específicas.
• Proporcionar um espaço para o intercâmbio de experiências intelectuais, culturais e artísticas, atendendo à especificidade de cada unidade acadêmica.