Anunciamos o IV Encontro Internacional de Estudantes de Letras, Linguagem e Comunicação que acontecerá na cidade de Fortaleza - CE, na Universidade Federal do Ceará, entre os dias 8 a 14 do mês de julho de 2018. O projeto é coordenado por estudantes de Letras da Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. Conta ainda com a colaboração de representantes estudantis de quatro universidades da América do Sul, Universidad Nacional de Salta - UNSA (AR), Universidad Nacional de Jujuy - UNJu (AR), Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación - UMCE (CL), e Universidad Mayor de San Andrés - UMSA (BO). Está destinado aos estudantes de Letras de todas as nacionalidades, graduandos, pós-graduandos e recém egressos.
HISTÓRIA
O Encontro surgiu como iniciativa de um grupo de estudantes de Universidades da Argentina, Chile, Peru e Bolívia no Encontro de Estudantes de Zonas Fronteiriças (EZOFRON) que a Universidade de Tarapacá de Arica (Chile) organiza desde o ano de 2010. A experiência de solidariedade e cooperação que marcou os encontristas os impulsionou à iniciativa do I Encontro Internacional que aconteceu em 2015 em Salta - na Argentina, com a presença de aproximadamente 300 estudantes de quatro países: Argentina, Bolívia, Brasil e Chile. Em 2016 e 2017 o Encontro segue consolidando-se em uma itinerância que aconteceu respectivamente em La Paz - Bolívia e Santiago - Chile. No Chile, uma Assembleia de encontristas decidiu que em 2018 o evento atravessaria a cordilheira dos Andes para acontecer à beira-mar do Oceano Atlântico, na cidade de Fortaleza - CE, no nordeste brasileiro.
O Encontro é um espaço que promove o diálogo através da produção acadêmica, cultural, artística e política de estudantes de diferentes países, com a finalidade de gerar novas relações interpessoais e gestar novos percursos de compartilhamento e legitimação de saberes múltiplos situados em conjunturas sociais, históricas, culturais e pessoais particulares, mas envolvidos por uma mesma América Latina e por um mesmo campo: os estudos em Linguagem.
Um dos diferenciais desta edição é que pela primeira vez o Encontro acontecerá em um país de língua portuguesa, o que significa a superação de alguns limites que impossibilitaram uma numerosa presença de estudantes brasileiros nas edições passadas, dentre essas limitações a linguística. O IV Encontro é então destinado a estudantes de toda América Latina e a todas as regiões do Brasil que queiram crescer viajando, aprender com outros companheiros, conhecer outras experiências universitárias, abrir a cabeça e o coração a possibilidades de novas vivências que os enriquecem como pessoas e profissionais.
Objetivo Geral
Consolidar e ampliar uma rede de interação entre estudantes e professores de universidades de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile e outras que venham a participar do Encontro Internacional.
Objetivos Específicos
1. Promover espaços de diálogo em torno dos estudos sobre linguagem, literatura, comunicação e didáticas específicas;
2. Promover um âmbito de estudo comparativo contrastivo entre diferentes áreas específicas;
3. Proporcionar um espaço de intercâmbio de experiências intelectuais, culturais, artísticas e políticas.
TEMA E HOMENAGEADO
Perspectivas em torno da formação do estudante de Letras, Linguagem e Comunicação.
No III Encontro discutimos qual o papel social do estudante de Letras no contexto social da América Latina, o continente com a maior desigualdade social do mundo. Esse debate nos encaminha a outro: qual curso de Letras professores e estudantes consideram mais adequado para - a partir das habilidades que desenvolvemos em nossas formações - produzirmos uma América Latina menos desigual.
Esperamos com esse tema proporcionar ao encontrista variadas perspectivas, colaborando assim para uma reflexão multifacetada acerca de sua própria formação e atuação social.
Paulo Freire - O homenageado
Paulo Freire é patrono da educação brasileira. Sua obra desvelou a ingenuidade ou astúcia dos que postulam uma educação neutra e redentora em um continente com imensas iniquidades sociais corroboradas também pela educação.
Dentre tantas proposições fundamentais a uma educação crítica, Freire disse uma obviedade importantíssima ao tema deste Encontro. Toda prática educativa envolve uma postura teórica por parte do educador. E essa postura teórica implica uma concepção do mundo que se quer.
Nós, a partir do momento em que percebemos nossa existência no mundo, a partir do momento em que assumimos essa existência como condicionada, mas não determinada, a partir desse momento nos tornamos seres históricos. Nos tornamos capazes de participar criticamente e de forma criativa da construção de nossa sociedade. Passamos da condição de objetos da história para a condição de sujeito criadores de mundos.
Esse Encontro, optando pelo tema “A formação do Estudante de Letras”, implicitamente postula a obviedade de que estamos tratando: Qual o mundo que queremos criar, qual a formação que melhor nos capacitará para criar esse mundo?